PPL - Crowdfunding Portugal. Plataforma disponível em PPL.com.pt

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Crowdfunding: uma boa forma de angariar dinheiro para o seu projeto

O Crowdfunding é uma forma simples de angariação de financiamento para um projeto social ou empresarial, e tudo se processa sem grandes burocracias: basta inscrever-se numa plataforma de Crowdfunding de renome, listar as suas necessidades de financiamento, clicar em alguns botões e, quando deu por isso eis que já levantou dinheiro! 

Naturalmente levantar dinheiro através do Crowdfunding tem também as suas dificuldades, e como em qualquer campanha de marketing ou de angariação de fundos, requer uma estratégia sólida e uma execução eficaz. É por este motivo que as plataformas de Crowdfunding como a PPL se destacam cada vez mais. Para além de facilitarem a doação a causas sociais ou a empresas, tornaram a realização de sonhos possível, interligando as pessoas e potenciais interesses em comum.

Livro "Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva", crowd-financiado via PPL.

São bastantes as razões pelas quais as pessoas e Organizações têm recorrido cada vez mais ao Crowdfunding, mas estas podem ser agregadas em cinco razões principais:

1 - Conveniência

Contrariamente a outros tipos de financiamento, o crowdfunding é um processo maioritariamente ágil, self-service e cujo sucesso é assegurado principalmente pelo próprio promotor. Sem burocracias pesadas nem longas e enervantes reuniões, uma campanha de crowdfunding é criada online com a colaboração da equipa da PPL. Basta criar uma descrição apelativa do projeto acompanhada de um vídeo cativante, oferecer recompensas apetecíveis e divulgar a página da campanha para convencer a comunidade a contribuir.
2 - Validação de conceito

Lançar um novo produto ou organizar uma iniciativa cultural sem validar a aceitação do público é um processo arriscado que pode provocar significativas perdas financeiras. Através de uma campanha de crowdfunding, o promotor poderá apresentar a sua ideia ao público e medir o interesse do mesmo mediante o sucesso da campanha.

Um caderno reutilizável recebeu centenas de encomendas através da campanha? A peça de teatro recebeu o apoio necessário e encheu várias salas com a presença dos próprios apoiantes? São provas inconfundíveis da validade do conceito, conseguida num curto espaço de tempo, quase sem risco e com muito poucos custos.
3 - Risco reduzido

Graças à validação do mercado, o risco de perder as suas poupanças num projeto inviável é mitigado. E o risco de criar uma campanha de crowdfunding que não venha a ter sucesso também é quase nulo, uma vez que a PPL não cobra comissão alguma a campanhas que não angariem o montante desejado. O promotor terá investido tempo e energia, aprendido lições importantes sobre o projeto e ganho experiência, tudo a custo zero.
4 - Feedback em tempo real

Para além do financiamento, uma campanha de crowdfunding permite sobretudo criar uma comunidade à volta de um projeto. Os apoiantes de uma campanha são os primeiros clientes e mais fervorosos embaixadores da iniciativa, são uma força importante de divulgação e são também uma excelente fonte de feedback. Enquanto interessados e potencialmente peritos na área em que se insere o projeto, a sua opinião será muito importante, tanto na criação do produto como na utilização do mesmo. Cumpriu as expectativas? Existem pontos a melhorar? Qual deverá ser a aposta para o futuro? As respostas a estas perguntas são normalmente respondidas em dispendiosos estudos. O crowdfunding permite obter os mesmos resultados de forma ágil e gratuita!
5 - Divulgação e visibilidade

Um dos principais fatores de sucesso de uma campanha é a estratégia de divulgação da mesma. O promotor terá que se esforçar para dar a conhecer a página da campanha à sua comunidade mais próxima de amigos e familiares, mas também arranjar maneira de fazer chegar a mensagem a círculos mais afastados. Os potenciais interessados no projeto poderão encontrar-se em vários pontos geográficos e ser contactados por diversos meios. A comunicação social, tanto local como nacional, assim como personalidades influentes nos meios de comunicação tradicionais ou digitais terão grande influência no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Este esforço, partilhado pelo promotor, a PPL e a comunidade, nunca serão em vão e, para além da aprendizagem e experiência ganha pelo promotor, o projeto terá obtido divulgação e visibilidade, importantes para a validação e sucesso do mesmo.
Crie já a sua campanha sem qualquer custo! Basta criar uma conta no PPL e ir a "Criar campanha".

(Fonte: Forbes.com)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Entrevista à ONGD Sopro

A ONGD Sopro - Solidariedade e Promoção está a dinamizar uma campanha de crowdfunding no PPL: Camila Castelo na Universidade! >>> Seja Solidário. Esta campanha, a mais de duas semanas do final do prazo, conseguiu superar o montante destinado a financiar as propinas universitárias de Camila em Moçambique! A coordenadora de eventos da organização, Susana Falcão, aceitou responder a algumas perguntas. É informação certamente muito valiosa para quem quer angariar financiamento para projetos sociais. Agradecemos a partilha da Sopro e mais uma vez parabéns!


PPL: Qual foi a vossa estratégida de divulgação?
SOPRO: ​U​tilizamos como canais de divulgação:

  • O Youtube com as publicações dos videos
  • Facebook com publicações pagas, criação evento e publicações regulares e diferentes
  • Publicação dos apoios conseguidos e informações da situação da Camila
  • Destaque da campanha no cabeçalho do facebook e no topo dos eventos a publicação com link direto à campanha
  • Instagram publicações regulares
  • Envio de emails à base de dados da SOPRO
  • Envio de informação para os meios de comunicação locais

PPL: Quais foram os principais desafios?
SOPRO: ​Chegar ao nosso publico de forma credível, foi a principal preocupação. Esta campanha desde início teve uma boa aceitação e começámos logo a ter bons apoios, notámos que ao fim-de-semana não havia grande feedback embora houvesse um reforço na divulgação, mas na segunda-feira chegavam uns quantos apoios seguidos. Quando achámos que havia menos reacção por parte do público publicámos fotos diferentes da Camila. ​


PPL: O sucesso foi uma boa surpresa durante a campanha?
SOPRO: Sim, apesar de acreditarmos que a campanha iria correr bem, correu melhor do que o esperado. Houve uma boa aceitação por parte dos doadores.


PPL: Qual a importância do vídeo?
​SOPRO: Muito importante​ e neste caso de extrema importância, apesar das enormes dificuldades que a Camila teve para o fazer. Teve de criar um texto treinar várias vezes, pedir um telemóvel emprestado com câmara e pedir à nossa voluntária que está em Moçambique para enviar o video, porque não tinha como o fazer. SolicitÁmos também fotografias que para Camila exigiu preocupação em estar bem nas fotos para que as pessoas a conhecessem.


PPL: Qual a importância das recompensas?
SOPRO: Apesar de achar que é uma mais valia, no caso da Camila penso que na maioria não pesou, visto que os doadores optaram pelo anonimato.


PPL: Mais algum comentário ?
SOPRO: ​Penso que o PPL também faz um importante acompanhamento, primeiro na fase de "produção" da campanha dando algumas dicas importantes, como a duração da campanha, fornecendo as dicas no site e até o contacto telefónico para agilizar o processo. Ficámos agradavelmente surpreendidos por ver que fizeram uma publicação paga no facebook da campanha da Camila, demonstra interesse em que as coisas corram bem. É também muito positivo cada mensagem que recebemos no email a informar que recebemos mais um donativo. É motivador e levou-nos a criar uma publicação especial para a agradecer o donativo: tal como fazem no email, nós fazemos no facebook.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Testemunho de um caso de sucesso: Alice, o outro lado da história

Obrigado a Isabel Guerreiro pelo seu pequeno testemnunho sobre a experiência de ter conseguido financiar a sua segunda campanha de crowdfunding. Parabéns pelo sucesso da peça!
Aquando da elaboração do projecto, decidimos avançar com um pedido de crowdfunding, porque já tinha tido uma experência positiva noutro projecto no ano de 2016. (Um ano sem ti)
Foi realmente uma grande alavanca para este espetáculo, porque sem a entrada desse valor não teríamos conseguido fazer a montagem do espetáculo que necessitava de alguma quantia monetária para toda a cenografia envolvida. Este projecto é um espetáculo imersivo e tem 22 salas cenografadas. Com a falta de apoios que se notam neste momento na cultura e principalmente em projectos pioneiros em Portugal, foi realmente a ajuda de que precisávamos. O resultado foi incrivel. Além de termos conseguido passar o objectivo, temos tido salas esgotadas desde a primeira semana de apresentações. Tivemos cerca de uma centena de pessoas que nos ajudaram. Portanto foi sem dúvida uma aposta positiva.