PPL - Crowdfunding Portugal. Plataforma disponível em PPL.com.pt

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Crowdfunding: uma boa forma de angariar dinheiro para o seu projeto

O Crowdfunding é uma forma simples de angariação de financiamento para um projeto social ou empresarial, e tudo se processa sem grandes burocracias: basta inscrever-se numa plataforma de Crowdfunding de renome, listar as suas necessidades de financiamento, clicar em alguns botões e, quando deu por isso eis que já levantou dinheiro! 

Naturalmente levantar dinheiro através do Crowdfunding tem também as suas dificuldades, e como em qualquer campanha de marketing ou de angariação de fundos, requer uma estratégia sólida e uma execução eficaz. É por este motivo que as plataformas de Crowdfunding como a PPL se destacam cada vez mais. Para além de facilitarem a doação a causas sociais ou a empresas, tornaram a realização de sonhos possível, interligando as pessoas e potenciais interesses em comum.

Livro "Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva", crowd-financiado via PPL.

São bastantes as razões pelas quais as pessoas e Organizações têm recorrido cada vez mais ao Crowdfunding, mas estas podem ser agregadas em cinco razões principais:

1 - Conveniência

Se já alguma vez pediu dinheiro a alguém sabe que isso não é nada em comparação com efetuar um pedido de empréstimo bancário ou ter uma reunião com potenciais investidores. É uma das experiências mais enervantes que os empresários têm que passar! Mas, esse não é o caso com o Crowdfunding.

Comparado com toda a burocracia e preparação necessária para empréstimos ou reuniões com Investidores, realizar uma campanha de Crowdfunding é relativamente simples. Basta selecionar a plataforma certa, montar um vídeo e oferecer recompensas atraentes ou uma causa que faça os seus doadores quererem contribuir.

2 - Validar um conceito

Ter uma ideia é uma coisa, provar que a ideia pode fazer dinheiro é outra. Se precisa de se convencer, ou convencer investidores de que a sua ideia tem potencial de gerar dinheiro, o Crowdfunding permite-lhe testar o mercado.

Se conseguir lançar uma campanha bem-sucedida de Crowdfunding, não só prova que há um interesse na sua ideia, mas também mostra que as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro com o seu produto ou serviço. Esta é uma forma bastante eficaz de validar o seu conceito.

3 - Reduz o Risco

Porque um produto ou serviço lançado em Crowdfunding valida a existência de mercado, o risco de avançar com o projeto será menor. Em vez de gastar as suas poupanças num projeto que não tem um mercado sustentável, pode testar o conceito sem muito investimento. De facto, mesmo que sua campanha não seja bem-sucedida, ou seja, não atinja o objetivo de angariação, o dinheiro que foi doado é devolvido a todos os doadores.

4 - Feedback em tempo real

Ao longo de uma campanha de Crowdfunding há uma oportunidade de receber e analisar feedback e novas ideias. No passado, algumas questões ou preocupações não eram abordadas durante a fase inicial do projeto. Agora, pode criar inquéritos ou pesquisas para ver o que as pessoas gostam ou não gostam no seu produto ou serviço. E o melhor de tudo, é que este feedback pode ser revisto em tempo real. Isso pode ajudá-lo a fazer os ajustes mais rápido do que no passado - o que significa colocar o seu produto ou serviço no mercado o mais rapidamente possível. E tempo é dinheiro!

No entanto, a parte mais importante sobre o feedback é que ele constrói uma comunidade. Passa assim a ter um conjunto de clientes leais antes do negócio ser lançado! E fez isso envolvendo-os e ouvindo as suas sugestões.

5 - Uma ferramenta de Marketing

Além de introduzir no mercado um novo produto ou serviço, o Crowdfunding permite-lhe ativar a sua marca e espalhar a sua mensagem e objetivos junto de um público alargado. À medida que compartilha a sua campanha em vários meios de comunicação social, também passará a interagir com os seus apoiantes, que se tornarão clientes fiéis e que compartilharão o que promove junto dos seus contactos.

Crie já a sua campanha sem qualquer custo! Basta criar uma conta no PPL e ir a "Criar campanha".

(Fonte: Forbes.com)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Entrevista à ONGD Sopro

A ONGD Sopro - Solidariedade e Promoção está a dinamizar uma campanha de crowdfunding no PPL: Camila Castelo na Universidade! >>> Seja Solidário. Esta campanha, a mais de duas semanas do final do prazo, conseguiu superar o montante destinado a financiar as propinas universitárias de Camila em Moçambique! A coordenadora de eventos da organização, Susana Falcão, aceitou responder a algumas perguntas. É informação certamente muito valiosa para quem quer angariar financiamento para projetos sociais. Agradecemos a partilha da Sopro e mais uma vez parabéns!


PPL: Qual foi a vossa estratégida de divulgação?
SOPRO: ​U​tilizamos como canais de divulgação:

  • O Youtube com as publicações dos videos
  • Facebook com publicações pagas, criação evento e publicações regulares e diferentes
  • Publicação dos apoios conseguidos e informações da situação da Camila
  • Destaque da campanha no cabeçalho do facebook e no topo dos eventos a publicação com link direto à campanha
  • Instagram publicações regulares
  • Envio de emails à base de dados da SOPRO
  • Envio de informação para os meios de comunicação locais

PPL: Quais foram os principais desafios?
SOPRO: ​Chegar ao nosso publico de forma credível, foi a principal preocupação. Esta campanha desde início teve uma boa aceitação e começámos logo a ter bons apoios, notámos que ao fim-de-semana não havia grande feedback embora houvesse um reforço na divulgação, mas na segunda-feira chegavam uns quantos apoios seguidos. Quando achámos que havia menos reacção por parte do público publicámos fotos diferentes da Camila. ​


PPL: O sucesso foi uma boa surpresa durante a campanha?
SOPRO: Sim, apesar de acreditarmos que a campanha iria correr bem, correu melhor do que o esperado. Houve uma boa aceitação por parte dos doadores.


PPL: Qual a importância do vídeo?
​SOPRO: Muito importante​ e neste caso de extrema importância, apesar das enormes dificuldades que a Camila teve para o fazer. Teve de criar um texto treinar várias vezes, pedir um telemóvel emprestado com câmara e pedir à nossa voluntária que está em Moçambique para enviar o video, porque não tinha como o fazer. SolicitÁmos também fotografias que para Camila exigiu preocupação em estar bem nas fotos para que as pessoas a conhecessem.


PPL: Qual a importância das recompensas?
SOPRO: Apesar de achar que é uma mais valia, no caso da Camila penso que na maioria não pesou, visto que os doadores optaram pelo anonimato.


PPL: Mais algum comentário ?
SOPRO: ​Penso que o PPL também faz um importante acompanhamento, primeiro na fase de "produção" da campanha dando algumas dicas importantes, como a duração da campanha, fornecendo as dicas no site e até o contacto telefónico para agilizar o processo. Ficámos agradavelmente surpreendidos por ver que fizeram uma publicação paga no facebook da campanha da Camila, demonstra interesse em que as coisas corram bem. É também muito positivo cada mensagem que recebemos no email a informar que recebemos mais um donativo. É motivador e levou-nos a criar uma publicação especial para a agradecer o donativo: tal como fazem no email, nós fazemos no facebook.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Testemunho de um caso de sucesso: Alice, o outro lado da história

Obrigado a Isabel Guerreiro pelo seu pequeno testemnunho sobre a experiência de ter conseguido financiar a sua segunda campanha de crowdfunding. Parabéns pelo sucesso da peça!
Aquando da elaboração do projecto, decidimos avançar com um pedido de crowdfunding, porque já tinha tido uma experência positiva noutro projecto no ano de 2016. (Um ano sem ti)
Foi realmente uma grande alavanca para este espetáculo, porque sem a entrada desse valor não teríamos conseguido fazer a montagem do espetáculo que necessitava de alguma quantia monetária para toda a cenografia envolvida. Este projecto é um espetáculo imersivo e tem 22 salas cenografadas. Com a falta de apoios que se notam neste momento na cultura e principalmente em projectos pioneiros em Portugal, foi realmente a ajuda de que precisávamos. O resultado foi incrivel. Além de termos conseguido passar o objectivo, temos tido salas esgotadas desde a primeira semana de apresentações. Tivemos cerca de uma centena de pessoas que nos ajudaram. Portanto foi sem dúvida uma aposta positiva.