PPL - Crowdfunding Portugal. Plataforma disponível em PPL.com.pt

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CD Canto de Amor e Morte

David Erlich, responsável da campanha CD Canto de Amor e Morte – Integral da Música de Lopes-Graça para Quarteto e Piano, partilha-nos a sua experiência de crowdfunding e deixa cinco dicas muito relevantes para quem pensar avançar com uma iniciativa semelhante.
Algumas das indicações do David são coincidentes com outros promotores, o que apenas vem confirmar a sua importância.


Da experiência de Musicamera Produções enquanto entidade dinamizadora do projecto “CD Canto de Amor e Morte – Integral da Música de Lopes-Graça para Quarteto e Piano”, protagonizado pelo Quarteto Lopes-Graça e por Olga Prats, cremos que o essencial a partilhar são cinco “dicas” essenciais para que uma iniciativa deste âmbito chegue a bom porto:
  1. Contabilização prévia: decidir o montante a angariar em função de uma estimativa que procure contabilizar, previamente, a quantia expectável. Isto é, mais vale pedir menos do que o desejável, mas com a garantia de que é possível alcançar o objectivo.
  2. Contactos sistematizados: não limitar os contactos à informalidade, mas procurar, também, sistematizá-los, fazendo um balanço semanal de quem já foi contactado, de quem ainda não foi contactado, e das suas respostas relativamente à possibilidade de contribuição.
  3. Um bom vídeo: apostar num vídeo de qualidade, dinâmico, que chame à atenção; que seja uma boa “capa” para o projecto.
  4. Recolhas de fundos: o Crowdfunding não inviabiliza que se façam recolhas de fundos “à antiga”, devendo tais recolhas ser feitas e entrando esses fundos indirectamente no montante angariado. São um importante complemento ao montante doado directamente pela plataforma.
  5. Determinação: a última dica ultrapassa o cariz meramente funcional das anteriores e assume que às vezes o cliché é também importante – a tão proclamada determinação é fulcral, mesmo quando os dias passam e não há novas contribuições. O receio de chegar ao fim sem o objectivo cumprido tem de se transformar numa energia positiva ao serviço de soluções criativas que maximizem as hipóteses de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário