PPL - Crowdfunding Portugal. Plataforma disponível em PPL.com.pt

sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma formiga com asas


Hoje é a estreia da Formiga Juju no Blog do PPL.

Quem é a Juju? A Juju é uma formiga moçambicana, alegre e solidária, com duas trancinhas, olhos cor de caju e capulana sempre à mão. É uma guerreira ecológica, preocupada com o ambiente e atenta ao bem-estar dos seus amigos. Adora comer papaia! Ela nasceu há cerca de um ano, primeiro como conto, depois como projecto, a seguir como livro ilustrado e hoje… hoje, é um movimento de pessoas e vontades em torno de um objectivo comum: promover a leitura e a expressão criativa entre as crianças para que, um dia, sejam elas próprias criadoras das suas histórias.

Lançado em Agosto de 2011 no site do PPL, o projecto reuniu apoios de 37 investidores que possibilitaram a impressão de 500 exemplares do livro “A Formiga Juju na Cidade das Papaias”, uma história que apela à preservação do meio ambiente, com texto de Cristiana Pereira, ilustração de Walter Zand e design de Mia Temporário. Esta primeira edição, que contou com apoio pedagógico de Suzana Duarte (especialista em desenvolvimento da primeira infância), destinou-se exclusivamente à distribuição gratuita em escolas da periferia e instituições de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade.

Com o PPL, a Formiga Juju ganhou asas para voar.

Há um ano atrás, era apenas uma história contada à mesa do pequeno-almoço. Graças ao financiamento obtido através do PPL, e com o livro já impresso, surgiram “As Festas da Juju”. Nestas celebrações, fazemos a animação do conto, entrega do livro, conversa com os autores, ateliers de desenho e intercâmbios com os educadores sobre técnicas pedagógicas e animação de contos para a infância.  Plantamos, simbolicamente, uma papaieira. Assim, quando a Juju vai embora, fica a Pupa para os meninos cuidarem dela como a Formiga faria.

Hoje, estamos a chegar a escolas, a instituições, a feiras do livro, a bibliotecas municipais, a hospitais e a centros de reabilitação infantil. De dia para dia, cresce o número de parceiros que se vão juntando a nós neste movimento: Aidglobal-Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, Ciedima-Central Impressora e Editora de Maputo, Direcção de Educação da Cidade de Maputo, DSF-Douleurs Sans Frontières, Escola Portuguesa de Moçambique, Livraria Minerva, Makobo-Parcerias Sustentáveis, Ntsindya-Centro Cultural Municipal de Maputo e Nyoxani-Centro de Arte e Desenvolvimento Pessoal (por ordem alfabética). 

Neste processo, temos aprendido muito. Aprendemos que, com cada pessoa que se junta a nós, ganhamos novas dimensões e alargamos o nosso raio de alcance. Aprendemos que há muitos modelos de contribuição para além do financeiro: a divulgação, o cruzamento de áreas de intervenção, o apoio técnico e a partilha de conhecimentos são apenas alguns exemplos. Aprendemos que a sintonia é o principal activo de uma parceria. Aprendemos, em síntese, sobre a força do CROWD – quando unimos esforços, conseguimos ir muito mais longe.

E com cada criança a quem chegamos, reaprendemos a ser criança.


Lançamento da Formiga Juju em Chamanculo (Maputo, 14/02/2012)





.
Khanimambo

Sem comentários:

Enviar um comentário