PPL - Crowdfunding Portugal. Plataforma disponível em PPL.com.pt

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é o Crowdfunding?

O crowdfunding consiste em contribuições financeiras de investidores online, patrocinadores ou doadores que financiam iniciativas ou entidades com fins lucrativos ou não lucrativos.
Existem três modelos de crowdfunding, todos eles baseados na solicitação de contribuições financeiras com o intuito de promover o financiamento de um projecto, idéia ou iniciativa empreendedora. Essa solicitação é feita a um número elevado de potenciais investidores/patrocinadores/doadores, fazendo uso de redes sociais e seguindo um desses três modelos:
  1. Doações, filantropia e patrocínios onde não existe um retorno financeiro e quem contribui é gratificado através de prémios criativos e participações no projecto ou idéia em causa;
  2. Empréstimos de pessoas a pessoas, com um retorno financeiro pré-acordado;
  3. Investimento em troca de participação, lucros ou partilha de receitas.
O segundo e terceiro modelos são hoje questionados, por falta de regulamentação e um potencial de alteração de regras de alocação de capital. Nos Estados Unido a Securities and Exchange Commission (SEC) bloqueou o modelo de investimentos em capitais próprios por uma "crowd" enquanto delibera sobre a regulamentação. À data de hoje, comenta-se a tendência para a SEC não só permitir estes modelos como mesmo promovê-los, pelos seus benefícios óbvios de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento de projectos que na grande maioria não sairiam do papel de outra forma.
A SEC poderá desta forma vir a seguir o exemplo dos governos britânicos e holandês que já deram passos significativos permitindo os três modelos e no caso holandês criando mesmo um veículo inovador para a gestão da participação em capitais próprios.

Em Portugal todo este conceito é ainda embrionário e começa agora a ser estudado, debatido e considerado.

É bom vivermos em tempos inovadores como estes em que os canais de comunicação e transferência de capitais e riqueza sofrem transformações abruptas com o potencial de melhorar significativamente a capacidade de gerar bem-estar de toda uma comunidade ou multidão. Carpe diem!

Sem comentários:

Enviar um comentário