PPL - Crowdfunding Portugal. Plataforma disponível em PPL.com.pt

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Boom do crowdfunding

Estamos a presenciar um verdadeiro boom do modelo de crowdfunding. A plataforma Kickstarter, pioneira nesta actividade nos Estados Unidos, já angariou mais de 40 milhões de dólares em pouco mais de dois anos de vida, seguida de perto pela IndieGoGo. Existem casos de sucesso um pouco por todo o mundo: Inglaterra, Holanda, França, Espanha, África do Sul, Brasil... O objectivo da PPL é trazer este conceito a Portugal!

Alguns exemplos de projectos financiados através de crowdfunding incluem a famosa LunaTik, que desenvolveu uma corrente para converter o iPod nano em relógio, e que conseguiu um financiamento de quase um milhão de dólares, graças à Kickstarter. Outro exemplo é o projecto "Rap guide to evolution", que estreou há pouco no Reino Unido, entre muitos outros. O potencial é virtualmente infinito, e acreditamos que os Portugueses conseguirão dar asas à criatividade e empreendedorismo graças a esta maneira inovadora de financiamento, das pessoas, para as pessoas.


Como mencionámos, existem por enquanto três modelos de crowdfunding, mas o movimento de crowdsourcing está de tal maneira a reinventar-se a ele próprio - praticamente todos os dias surgem novos conceitos de crowdsourcing - que não era de admirar que novos modelos possam surgir brevemente. Apertem os cintos de segurança!

Sem comentários:

Enviar um comentário